TEORIA DA LITERATURA I

Compreendendo que a literatura tem várias funções, dentre elas, evasão, lúdica, ânsia de imortalidade, sinfronismo e compromisso, comente esta última, destacando o engajamento (arte como meio de conscientização), presente no poema seguinte: 

Brasil 
Cazuza

Não me convidaram 
Pra esta festa pobre 
Que os homens armaram 
Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza.

Pra me convencer 
A pagar sem ver 
Toda essa droga 
Que já vem malhada 
Antes de eu nascer 
Não me ofereceram 
Nem um cigarro 
Fiquei na porta 
Estacionando os carros 
Não me elegeram 
Chefe de nada 
O meu cartão de crédito 
É uma navalha 
Brasil! 
Mostra tua cara 
Quero ver quem paga 
Pra gente ficar assim 
Brasil! 
Qual é o teu negócio? 
O nome do teu sócio? 
Confia em mim 
Confia em mim 

Fonte para pesquisa: 
http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_professor_virtual_perguntas_00050.html

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A introdução está muito ampla. Deve ressaltar o conceito de funções e não das obras literárias como um todo. Depois de "busca da mudança", precisa-se, ainda, mais um parágrafo retomando ao tema, explicando mais um verso, por exemplo. No geral, está bom, Já acima da média.

      Excluir
  2. Funções da literatura – Compromisso
    Compromisso é o engajamento que existe para defender ou atacar aquilo que você acredita. Utiliza-se da arte com o intuito de conscientizar, esclarecer e convencer o leitor sobre determinado ponto de vista. Um movimento artístico que faz referências e críticas, por exemplo, ao atual presidente do país para alertar ou defender, na intenção de convencer a população sobre o possível descaso como povo, estará se utilizando da função literária, compromisso. Como diz Cazuza, no poema (Brasil), “Brasil! Mostra a tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim!” isto é, ele está usando da arte para manifestar sua opinião, defender e convencer a população brasileira sobre a situação em que o Brasil se encontra, com a finalidade de que ocorra alguma mudança e que as pessoas fiquem cientes, ou seja, Cazuza está conscientizando a nação com base naquilo que ele acredita, em forma de arte, com o seu poema, convencendo-as a lutar pelas mesmas causas que ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está indo muito bem. Falta citar mais partes específicas do texto de Cazuza, voltar ao elemento provocador, ao poema e ligar tudo que disse, no final, à ideia de engajamento. Só isso e já é uma grande resposta.

      Excluir

    2. Aguardo que façam as devidas alteraçoes.

      Excluir
  3. Dentre as características dos textos literários, o compromisso, ou seja, o engajamento como sendo a forma de conscientizar, alertar, em outras palavras, fazer uma crítica, demonstrar uma insastifacao sobre algo dentro de um grupo. Ao lermos o poema do cantor CAZUZA, "Brasil" e notório em uma forma indireta a demonstração de não aceitar condições vividas por práticas feitas desde muito tempo. utilizando dz musica que tem o poder de visao a quem as escultam, alertando para problems vividos no pais. Quando ele diz:qual é o teu negócio, ele faz um questionamento sobre o porquê dessas situações e atribuição a terceiros por essas práticas. Através do compromisso dentro da literatura, dar se a oportunidade de alertar e opinar sobre tudo de uma forma secundária, está, e uma das funcoes da literatura

    ResponderExcluir
  4. Genival: Quando for citar os versos de um poema, use aspas. É preciso detalhar mais sobre partes do poema ligando a palavra com o tema engajamento. Mas está indo bem.

    ResponderExcluir
  5. Só é para postar nesse blog os alunos desse grupo.

    ResponderExcluir
  6. Alguém desse grupo apague as informações dos comentários removidos.

    ResponderExcluir
  7. Dentre as características dos textos literários, o compromisso,ou seja,o engajamento como sendo a forma de conscientizar, alertar,em outras palavras,fazer uma crítica,uma suplica indireta, manifestação sobre algo,ou um grupo demonstrando sua insatisfação. Ao lermos o poema do cantor CAZUZA, "Brasil" é notório em uma forma indireta a insatisfação por não aceitar as condições vividas, por práticas dos governantes feitas desde muito tempo. Ultilizando da música que tem o poder de visão aquem as escultam, alertando para problemas vividos no país. Quando ele diz : " qual é o teu negócio" ele indaga o porquê dessas situações e atribuições a terceiros por essas práticas. Outro clamor e forma de insatisfação e repúdio,ele cita no verso " não me convidaram pra esta festa pobre que os homens armaram para me convencer a pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer" de uma forma primária observa-se a revolta atribuída a um governo que nada consulta sua população,manipulando conceitos e práticas e o povo é quem paga no final em sua condição de vida. E isso se estende até nossos dias. Através da literatura e suas funções, assim como o compromisso dar-se a oportunidade de alertar e opinar sobre tudo de uma forma secundaria,está,é uma das funções da literatura em sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genival:
      Está bom. Só uma observação : Cazuza não "cita". Citar é quando se escreve uma frase que não é do próprio autor.

      Excluir
  8. Funções da literatura – Compromisso
    Compromisso é o engajamento que existe para defender ou atacar aquilo que você acredita. Utiliza-se da arte com o intuito de conscientizar, esclarecer e convencer o leitor sobre determinado ponto de vista. Um movimento artístico que faz referências e críticas, por exemplo, ao atual presidente do país para alertar ou defender, na intenção de convencer a população sobre o possível descaso como povo, estará se utilizando da função literária, compromisso. Como diz Cazuza, no poema (Brasil), “Brasil! Mostra a tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim! Brasil, qual é teu negócio, o nome do teu sócio, confia em mim” isto é, ele está usando da arte para manifestar sua opinião, defender e convencer a população brasileira sobre a situação em que o Brasil se encontra, com a finalidade de que ocorra alguma mudança e que as pessoas fiquem cientes, ou seja, Cazuza está conscientizando a nação com base em suas crenças, na forma de arte, com o seu poema. Destacasse também o engajamento que ele tem em virtude de suas obras, mostrando a realidade e em prol da igualdade, dignidade e a construção de uma sociedade justa, convencendo a sociedade a lutar pelas mesmas causas que ele.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Boaz: Depois da metade, seu texto trata bem do assunto mas é preciso dizer ondé ''essas" ideias se encontram no poema.

      Excluir
    2. Funções da literatura – Compromisso
      Compromisso é o engajamento que existe para defender ou atacar aquilo que você acredita. Utiliza-se da arte com o intuito de conscientizar, esclarecer e convencer o leitor sobre determinado ponto de vista. Um movimento artístico que faz referências e críticas, por exemplo, ao atual presidente do país para alertar ou defender, na intenção de convencer a população sobre o possível descaso como povo, estará se utilizando da função literária, compromisso. Como diz Cazuza, no poema (Brasil), “Brasil! Mostra a tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim! Brasil, qual é teu negócio, o nome do teu sócio, confia em mim” isto é, ele está usando da arte para manifestar sua opinião, defender e convencer a população brasileira sobre a situação em que o Brasil se encontra, com a finalidade de que ocorra alguma mudança e que as pessoas fiquem cientes, ou seja, Cazuza está conscientizando a nação com base em suas crenças, na forma de arte, com o seu poema. Destacasse também o trecho “(...) A pagar sem ver, toda essa droga, que já vem malhada, antes de eu nascer”, contudo, é notório o engajamento que ele tem em virtude de suas obras, quando questiona a grande taxa de impostos cobrados em todos os produtos disponíveis no país, alertando conforme expõe a realidade em prol da igualdade, dignidade e a construção de uma sociedade justa, convencendo a sociedade a lutar pelas mesmas causas que ele.

      Excluir
  9. Estudar as funções da literatura abre caminhos para uma melhor compreensão de diversos textos, considerando todo e qualquer aspecto dos mesmos. Desta forma, uma dessas funções se caracteriza por compromisso, que consiste na fidelidade do autor á sua ideologia, onde o intuito é defender sua linha de pensamento, utilizando-se da linguagem literária. Dispõe-se de várias intenções como convencer um determinado público, ensinar ou esclarecer, e também defender ou atacar argumentos fundamentados.
    Em termos literários, o compromisso também faz uma versão a questionamentos sociais, tal como está claramente exposto na letra da canção “Brasil”, de Cazuza, onde o compositor expressa bem o compromisso á sua concepção de mundo por meio de versos como – "Brasil! Mostra tua cara/Quero ver quem paga/ Pra gente ficar assim. (...)", cujo propósito é provocar na população o despertar para os problemas sociais existentes na época, e assim, motivar a busca por mudanças.
    Utilizando de outros versos como em –"Pra me convencer/ A pagar sem ver / Toda essa droga / Que já vem malhada (...)", é notório o compromisso do autor á uma ideologia crítica que expressa um povo escravo de um sistema, uma nação que não tem liberdade de expressão e se submete ás regras estabelecidas há anos. Assim, Cazuza, através das letras de suas músicas, permaneceu firme na defesa da sua linha de pensamento, ou seja, foi comprometido á sua arte e convenceu muitos seguidores á requerem seus direitos.

    ResponderExcluir
  10. A literatura é constituída em várias fasse,uma delas o compromisso.que tem a função de expor uma idéia.
    Atribuindo o poder de conscientizar o pupúbli,em situações desmoralizantes.
    Dando enfaên:como protestar seus direitos e opiniões.
    Onde na música de Cazuza nos mostra.Brasil!
    Mostra tua cara/
    Quero ver quem paga /
    Pra gente ficar assim .
    Criticando o governo pelas suas maus administrações,falta de clareza com a população.
    E, ressaltar dizendo.confia em mim/ reafirmando que juntos possamos conseguir reverter tudo isso .porque se estamos juntos,juntos somos mais fortes.

    ResponderExcluir
  11. Resumo do poeta Davi


    Um garoto com tão pouca idade, já se destaca em público.Com palestras e entrevista sobre poemas e poesias escritas por ele.
    Em uma de suas obras ele relata"muito cedo vi na arte um caminho a trilhar tive um mestre baluarte que me pus a imitar." Nesta frase ele mostra seu talento. Esforçado como é tem sempre oque aprender e eu aprendo muito com esse menino e com o pouco de conhecimento que tenho tento ensetiva-lo a nunca desistir da poesia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tipologia do Narrador

Gil Vicente